Nota Inicial: Publicada originalmente na segunda metade da primeira década desse século, a Coluna Sônico teve dezenas de edições impressas em Local, O Jornal na Grande São Paulo, é agora esporadicamente, online, na Rise Web Radio. Com relevância e alcances obtusos dadas a nova realidade do "mainstream" musical atual, continuamos firmes procurando sempre trazer um "overview" de grandes álbuns e ou bandas do mundo.


Por que Top Gun é um fenômeno?


Ao alcançar 1 milhão de telespectadores somente no cinema, Top Gun Maverick virou um fenômeno de bilheteria principalmente de bons comentários, boas matérias e a melhor impressão possível. Incontestável até para jornalistas que inicialmente o acusaram de ter "excesso de testosterona" é um filme que fez jus ao seu antecessor e que de longe nada tem a ver com as obras mais recentes feitas para o cinema.


O fato é que nos últimos anos, a infantilização Marvelniana e a Disneylização de franquias como Star Wars, foram lançadas incessantemente pelos estúdios que passaram inclusive a apoiar uma agenda mais progressista, incluindo questões que levam a discussões que nunca antes tiveram a ver com os universos propostos ou a infantilização de adultos.


Na contramão disso tudo, Tom Cruise e Jerry Bruckheimer foram fiéis ao seu legado e fizeram um filme com tensão, aventura, muita emoção e sim, uma certa dose de saudosismo, ou se preferir, uma grande dose de realidade a indústria que insiste em nos enfiar goela abaixo, produções que causam desinteresse em parte da sociedade que apesar de não ter mais os dez ou quinze anos de 1986, continua ativa economicamente, consumindo cultura, cinema e música como nunca. Haja vista o vinil que retorna às lojas, de forma elitista, até justamente por esse público que o pode consumir por ter sido office-boy quando o primeiro filme foi lançado e hoje colhe os frutos de uma vida inteira sem depender de governos ou auxílios, salvo a seleção natural que a vida profissional sempre proverá em qualquer situação. A vida continua sendo dos mais inteligentes e não dos mais espertos, é preciso que se repita incessantemente isso para que o estudo continue sendo o norte, para ser piloto por exemplo, é necessário muitos mais horas de estudo do que talvez tenhamos estudado o ginásio inteiro. 


Voltando a Top Gun Maverick, a sensação de assistí-lo é sair ao final de suas 2h:17m com o sentimento de que bons filmes novos, com boas referências e valores podem invadir os cinemas para todo tipo de público e trazer bastante retorno, aos estúdios e à sociedade porque há muito o que se dizer sobre a vida, as profissões, os anseios e relacionamentos além de desenhos e super heróis.


Além disso, um filme que fala sobre: Legado, Traumas,Objetivos de vida, Amor, Respeito, Família, Hierarquia e uma boa dose de talento em seu casting, sobretudo de seu protagonista que está aí há 5 décadas diferentes fazendo bons filmes só poderia dar muito certo.  E mais, diferentemente de Matrix 4 por exemplo, não poderia deixar toda uma geração cujos valores estão aí e diferentemente do que se prega, não são ultrapassados, são justamente os valores necessários para resgatar uma sociedade que caminha para o caos, ao seu curso próspero e feliz. 


Por Flavio Richards

Coluna Sônico na Rise

Rise Web Radio

#nascemosdifetentes


Deixe seu Comentário